domingo, 2 de janeiro de 2011

Casamento Religioso - O curso de noivos

Escolhida a data e a igreja do nosso casamento religioso, começamos a providenciar a documentação necessária. No nosso caso, para o processo de matrimônio na Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi preciso apresentar a certidão de batismo para fins matrimoniais dos noivos, a certidão de casamento civil e o certificado do curso de noivos.

A certidão de batismo foi fácil, pois o noivo havia sido batizado também da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e a dele já estava lá, prontinha. Eu fui batizada na Paróquia Santa Cruz, pertinho de casa, que também nos forneceu a certidão em 2 dias, mediante uma taxa de R$ 20,00. O mais urgente, entretanto, era realizar o curso de noivos, pois a data estava próxima e havia apenas 2 ou 3 paróquias com cursos agendados ainda para 2010.


Nossa escolha do local que realizaríamos o curso de noivos, portanto, foi totalmente condicionada à disponibilidade de datas das paróquias e do noivo, que faz plantão pelo menos um final de semana por mês. Diante da combinação de calendários, nos restou a Paróquia Divino Espírito Santo, no Guará. E lá fomos nós, não muito animados, pois havíamos ouvido muitas opiniões negativas a respeito do curso de noivos, mas cheios de boa vontade de aprender algo de bom.


Em uma tarde chuvosa de sábado, fomos recebidos com muito carinho pela equipe de voluntários da paróquia responsável pelo planejamento e realização do curso de noivos. Já no primeiro momento, meu sentimento era muito bom, as pessoas tinham um sorriso fraterno e nos faziam sentir muito à vontade. O curso se iniciou na capela, em um momento de oração muito forte e bonito. De lá seguimos para a sala para dar início às atividades.

O curso foi organizado em palestras proferidas por casais frequentadores da paróquia. Entre uma palestra e outra havia sempre um lanchinho especialmente preparado e muita música, o que tornou o ambiente ainda mais acolhedor. Em momento algum ouvimos opiniões radicais ou preconceituosas. Pelo contrário, os casais nos ofereciam sua experiência matrimonial como base para algum aprendizado que pudéssemos retirar dela. Em todas as palestras, os assuntos eram abordados com muita sabedoria e maturidade.

Ao contrário de muitos casais conhecidos, que tiveram experiências negativas no curso de noivos, nós gostamos bastante. Soubemos relativizar essas opiniões e fomos abertos para receber o que viesse de bom e nos surpreendemos muito. Nos divertimos com as histórias de casais extremamente simpáticos e amorosos, nos emocionamos com a energia de amor que vinha de todo o grupo e até fizemos parte da leitura da missa de domingo.

Concluindo, saibam ouvir as opiniões das pessoas, mas lembrem-se sempre da diferença de percepções, natural do ser humano. Nunca imaginei que o curso de noivos pudesse ser um fim de semana agradável e produtivo para nós. Minha avaliação foi excelente, o curso superou nossas expectativas. Eu, particularmente, saí de lá muito mexida e sensibilizada e o casamento religioso ganhou um novo sentido pra mim.

Aproveito para desejar um Feliz 2011 a todos!
Comecemos o ano com o pé direito, cheios de otimismo, amor e sabedoria!
Sucesso e muitas realizações!

5 comentários:

  1. A Paróquia escolhida é colada na minha casa, fui batizada lá. Aliás, minha vida religiosa foi construída nessa igreja!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Karlota, que lindo! Eu não sabia! Adorei a missa de lá! :)
    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Bom saber...eu estou bem tranquila em relação a isso mas ainda não decidi o lugar do meu curso. Mas irei com o coração aberto :)
    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  4. Olá,td bem?
    Conheci seu blog hoje e estou te seguindo tá?
    um beijão!!!

    ResponderExcluir
  5. Betaaa....
    Eu praticamente nem precisei ler esse post...
    voce contou tudinho no dia do encontro!!!
    hdiuahdiauhuiashd

    Bjusss

    ResponderExcluir