quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A mais árdua tarefa - Lista de convidados


O primeiro passo no planejamento de uma celebração ou uma festa, por mais simples que seja, é a elaboração de uma lista prévia de convidados. Essa parte é também uma das únicas capaz de acabar com a harmonia entre os noivos. Portanto, muita calma nessa hora!

Antes de mais nada, é essencial que os noivos definam que tipo de casamento pretendem organizar, para ter uma idéia da abrangência da lista. Os casamentos sem recepção, sobretudo quando acontecem em igrejas espaçosas diminuem a limitação dos noivos e das famílias (e acredito que previnem alguns desentendimentos).

Mas como a esmagadora maioria das pessoas sonha com uma comemoração, um brinde com bolo e docinhos ou mesmo uma festa de arromba, é bom colocar os pés no chão desde o início. Pensem sempre de acordo com o orçamento disponível e defina prioridades.

No nosso caso, não vou enganar ninguém, a lista foi bem difícil. Eu, particularmente, fui a que mais sofri, porque tenho a mania de querer agradar todo mundo. Em compensação, o casamento foi um grande aprendizado, pois passei a pensar menos em todo mundo e mais em mim e acho que isso é uma forma de amor próprio.

Bem, nossas famílias são bem grandes e somos muito próximos de muita gente. Graças a Deus gostamos de muita gente, temos muitos amigos e somos bem sociáveis. Outro detalhe é que a data escolhida foi próxima ao aniversário de 50 anos de casamento dos meus avós e desde o início gostaria que eles convidassem seus amigos mais próximos. Tudo isso só aumentou a lista, mas também garantiu que, na mesma proporção, a alegria e a emoção tomassem conta de nós.

Na minha lista de prioridades estava convidar as famílias, mesmo aquelas pessoas que não temos tanto contato, mas que são importantes para nós. Eu acredito que casamento seja um evento extremamente família e, por isso, nosso critério foi convidar apenas os amigos que tínhamos contato frequente, ou seja, os mais próximos no momento.

Isso foi o que mais doeu, porque muita gente querida acabou ficando de fora, infelizmente. Outra decisão bem difícil que tomamos foi a de não convidar nossos colegas de trabalho (essa foi uma tortura pra mim, que me desculpei com cada um pessoalmente). Mas essas escolhas nos possibilitaram agregar toda a família e nosso casamento, apesar de planejado para 300 pessoas, foi extremamente íntimo.

Quanto às confirmações dos convidados, ninguém confirma. Estimamos que 10% dos convidados não comparecessem, principalmente porque temos pouquíssimas pessoas fora de Brasília. Havíamos fechado tudo para 300 pessoas, mas montamos 330 mesas, porque o buffet está sempre preparado para 10% a mais, que acertaríamos depois.

Mas acredito que dá pra estimar 20% de ausência, porque no nosso caso, convidamos 389 pessoas e somente 290 compareceram. Isso me surpreendeu muito, pois esperávamos ao menos 310 e se soubéssemos que muitos não iriam, poderíamos ter convidado nossos colegas de trabalho e alguns amigos que ficaram de fora.

Enfim, nada é perfeito. Mas sugiro que, se puderem contratem o serviço de confirmação ativa do cerimonial, porque certamente, evitará muito stress.

4 comentários:

  1. Você é o terceiro caso que vejo que contava com a presença de mais pessoas. Tenho pensado muito em até que ponto compensa deixar algumas pessoas de fora da lista porque acaba ficando uma situação chata e às vezes essas dão mais valor do que os que a gente espera muita coisa.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Sempre soube que essa é a parte mais difícil...
    Cada vez que olhamos nossa lista, ela sofre alguma alteração!
    bjooo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Roberta!
    Olha, eu acredito que nem o serviço de confirmação de cerimonial adianta, sabia? Porque tem muita gente que confirma e não vai (e o contrário tb: muita gente que diz que não vai, mas que aparece na hora).
    Uma colega contratou este serviço e me falou que muitas pessoas que confirmaram presença, faltaram!
    Eu não contratei pq o meu cerimonial disse que achava desnecessário (exatamente por estes motivos que eu falei!).
    Então, acho que o ideal é fazer aquela margem mesmo, de 20% de ausência... E seja o que Deus quiser... rss...
    Beijos!

    ResponderExcluir