sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

5 meses de casados!


Hoje eu e Ivan completamos 5 meses de casados! Não costumamos comemorar cada mês, mas hoje quis aproveitar a data e colocar um pouquinho de tudo que estamos vivendo aqui no blog. Afinal, o blog é sobre o nosso casamento e o nosso casamento não se resume à beleza da cerimônia, nem à euforia da festa! Somos tão humanos e reais como cada um que nos lê. Então acho que vale compartilhar nossas experiências.

Bom, se eu pudesse resumir o que é o casamento para mim (até agora), eu diria: é crescer junto com quem se ama, é aprendizado contínuo, é compreensão, tolerância e respeito, mas sobretudo, é saber amar e compartilhar a vida.

Nesses cinco meses, vivemos momentos de felicidade intensa, de sossego e aconchego, de prazer e de paz, mas também passamos por alguns momentos de estresse, de irritação, de divergências de opiniões e discussões. Nada que não acontecesse antes, porque somos duas pessoas de gênios fortes, que costumamos questionar tudo aquilo que é diferente do que pensamos, mas dessa vez sob o mesmo teto.

A convivência entre duas pessoas, mesmo quando há muita afinidade, é um desafio e tanto. Isso porque são duas criações distintas, formas de pensar nem sempre iguais, hábitos diferentes e uma bagagem de vida que faz com que cada um aja de acordo com o que viveu. E isso não é ruim, pelo contrário, nos proporciona muito crescimento. Mas a adaptação é trabalhosa, exige muita boa vontade, carinho, paciência.

De tudo que vivemos nesse período de adaptação, algumas lições eu gostaria de compartilhar com vocês. Acho que posso chamá-las de "minhas dicas de recém-casada":

1. Não vale a pena se estressar com coisas pequenas - caso contrário, as pequenas brigas poderão se tornar parte da rotina diária e a relação vai se desgastar a toa.

2. Seja resistente às frustrações - não espere encontrar a cama feita ou a louça limpa todos os dias e não brigue se achar uma cueca jogada no chão. Neste caso, respire fundo, tire-a de seu canal visual e fale numa boa depois de um tempinho. Se acontecer de novo, dexe-a encima do violão ou de algum outro objeto querido do maridão. Rapidinho, ele aprenderá o lugar certo.

3. Não tente competir com futebol ou playstation 3 - Se estiver muito carente, faça um blog! É o melhor remédio para as horas em que eles nem piscam, mesmo estando ao seu lado no sofá.

4. Quando for você quem esquecer de tirar o cabelo do ralo do box peça desculpas e não discuta - é mesmo nojento e não custa nada conferir antes de sair do banho.

5. É importante reservar um tempo para as famílias e amigos, mas todo casal precisa da sua intimidade aos fins de semana - não deixe que os compromissos sociais esgotem suas energias, é realmente importante manter um espaço para os namoricos, os filminhos com pipoca só a dois, as caminhdas no parque ou passeios no clube, e, principalmente, as viagens.

6. Tente resolver os problemas do casal entre vocês - e se precisar desabafar, o faça com quem realmente pode te ajudar e te entender, sem julgamentos (as madrinhas de casamento costumam ser muito boas nisso).

7. Não durma sem fazer as pazes, nem sem um beijinho de boa noite - ninguém é perfeito e nada é melhor do que dormir abraçadinho e acordar com um sorriso de quem a gente ama.

8. O domingo, depois de casados, passa a ser o melhor dia da semana - valorize o prazer de estar em família. O companheirismo, a amizade e a simples presença da pessoa que a gente ama são suficientes para fazer de um domigo um dia especial.

9. Nossa casa é o melhor lugar do mundo - cuide dela, agradeça a Deus a cada dia pelo conforto, pelo lar. A sensação de ansiedade para chegar em casa é uma das melhores coisas da vida de casada! E receba os amigos e a família em casa, isso também é muito gostoso!

10. Não deixe o romantismo de lado, não caia na rotina - Faça agrados e diga coisas bonitas ao maridão, mas uma coisa é muito importante: não espere o mesmo dele! Alguns homens são bem atenciosos, mas a maioria é menos do que nós mulheres, por isso, volte na dica 2. Mesmo assim, se os noivos e os maridos quiserem uma dica: Surpreendam a mulherada, pq nós merecemos!

E agradeça a Deus e à vida, sempre que puder, a sorte de ter encontrado uma pessoa corajosa o suficiente para topar esse desafio com você, capaz de amar tanto que abriu mão de todos os outros relacionamentos possíveis para viver a vida ao seu lado. Porque viver é se relacionar, sem medo e com boa vontade para crescer e aprender tudo o que vier.

Meu amor, tenho aprendido a ser uma pessoa muito melhor com você. Muito obrigada por cada beijinho de bom dia, por cada momento juntos. Amo você mais do que nunca!

10 comentários:

  1. Beta,

    Que lindo! Obrigada por compartilhar com a gente sua sabedoria de casada!;)
    Parabéns pelos 5 meses!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo!!!
    Parabéns, Betocaaa!

    ResponderExcluir
  3. Beta, amei as dicas! É bom aprender com vocês que já casaram... bjos.

    Ju

    ResponderExcluir
  4. Que lindo esse post! Mesmo não sendo casada, AINDA, vou pegar essas dicas!!!
    bjÃO

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo casamento e por esse post tão legal...muitas coisas eu escuto muito na teoria mas sei que colocar em prática não deve ser muito fácil.
    O importante é perceber que, assim como você, eu vou sobreviver rs...

    ResponderExcluir
  6. Beta, parabens!!!! Viver a dois realmente é muito gostoso mas requer toda essa paciência!! As dicas estão ótimas!!
    Super beijo!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabénssss Beta!!! Adorei as dicas!! ;)
    Bjos amiga!!
    Lu

    ResponderExcluir
  8. Que lindo já !! Muito bom o aprendizado!!hoje faço 5 meses com minha esposa e está sendo maravilhoso estar ao lado dela!!

    ResponderExcluir