quarta-feira, 13 de julho de 2011

Istambul - Primeiras Impressões

Eu amo viajar e em todas as viagens sempre tive vontade de criar um registro das sensações, uma espécie de diário de bordo que meus filhos pudessem ler. Só consegui isso a primeira vez que fui à Disney com a vó Marilda, Vivelena e Lipe, porque ganhei um diário rosa, com cadeado e cheirinho. Infelizmente, não sei onde ele foi parar. 

Mas agora que já tenho um blog e morro de saudades de postar nele, vou enfim registrar ao menos as principais sensações e impressões da minha segunda lua de mel com o maridão Ivan, na Turquia. Espero que gostem. Torço para que se torne também um guia com dicas interessantes, mas minha maior expectativa é poder deixar nossa viagem registrada em palavras, já que não sou tão boa com fotografias. Ah, perdoem se eu não conseguir ser suscinta, isso é consequência da empolgação. 

Viemos à Istambul em um voô direto, de pouco mais de 12h, da Turkish Airlines. Me preparei para uma viagem longa, cansativa e desconfortável e já de cara fui surpreendida com uma tripulação super educada, um vôo confortável, com direito à meias, cobertor, travesseiros e até protetor labial, fornecidos pela companhia aérea. Faz tempo que eu não viajo para fora do Brasil, não sei se isso é comum, mas cada assento tem um mini computador de bordo, no qual podemos escolher o filme que queremos assistir, em uma lista bem variada e extensa. Assisti a pelo menos 3 filmes e dormi muito mais do que imaginava conseguir. Ah, a comida estava deliciosa, apesar da torta de espinafre, do pepino e do tomate de café da manhã (perdoados por uma questão cultural). Nota 10 pra Turkish Airlines!!

Chegamos a Istambul meio tontos, o clima estava quente e nós famintos. Nosso hotel é honesto, porém bem limpinho e confortável e a ducha é deliciosa! Nosso primeiro jantar em Istambul foi: pizza! É pessoal, depois do café da manhã excêntrico, perdemos o almoço em virtude da diferença de 6h no fuso e queríamos algo bem ocidental. A primeira noite foi de cansaço e euforia, mas a cidade nos causou boa impressão. Muito limpa, bonita, comida boa e relativamente barata (equivalente ao Brasil, se convertermos). Não pudemos sentir nada muito mais que isso, pois estávamos precisando de uma boa noite de sono, deitados!

Hoje, enfim, foi nosso primeiro passeio em Istambul, a pé, que é a minha forma preferida de conhecer uma cidade, ou, neste caso, parte dela. Além disso, o trânsito de Istambul é caótico e os taxistas além de estressados, não falam inglês e correm como loucos. Melhor caminhar e perder calorias. E essa primeira caminhada foi bastante especial. Fomos nos encontrar com amigas brasileiras e do terraço do hotel onde elas estavam hospedadas, pudemos ter a visão do alto de Istambul, de frente para o mar. 


De lá seguimos para Sultanahmet, o bairro que abriga a maior parte das atrações históricas e turísticas da cidade. Não sei nem como descrever a beleza de Istambul. Apenas imagine uma metrópole ultra movimentada, com comércio para todo o lado, de todos os tipos de pessoas circulando, das mais cobertas (de burcas) às ocidentais de mini-saias. Continue imaginando uma paisagem que mistura em harmonia o moderno com o antigo, com lindíssimos artesanatos, mosaicos, cerâmicas, jóias e tapetes para todos os lados e um autofalante que anuncia à população os momentos em que os muçulmanos devem se virar à Meca e rezar. É simplesmente demais! 





Nosso destino de hoje foi somente a Ayasofya, que já foi Basílica de Santa Sofia e mesquita e hoje é um museu aberto a visitações. Isso porque tínhamos a abertura do congresso que meu marido está participando, aí o dia ficou mais curto. Bom, Ayasofya é lindíssimo, principalmente o teto. Fiquei hipnotizada, sério. É muito diferente de tudo que já conheci, muito rico, muito grande, maravilhoso. Acho que as fotos dão uma idéia do que conhecemos hoje. 





Terminamos o dia jantando Falafel em Taksim, um outro bairro de Istambul, mais moderno e badalado, que ainda pretendo voltar e conhecer com calma. Bom, estamos amando a viagem! Indico muito!

11 comentários:

  1. Adorei o post "rimã"! :) continue nos mantendo informados, ou sua filha sofrerá as consequencias! hahaha
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o relato da viagem!!! Fiquei com vontade de conhecer! Mas cidade cheia de comércio, movimentada e caótica costuma ter pouca acessibilidade! Como é por ai?? Me conta depois!!
    Que congresso que o Ivan foi?? Achei demais essa oportunidade de vocês!

    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Oi Roberta!!!
    Que lindas fotos!!!

    Olha só, estou fazendo um pequeno post sobre a minha amada Renda Renascença. Posso colocar fotos suas com seu lindo vestido?

    Beijinhos

    Sandrinha
    simplesmentenoivos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas! Que legal que gostaram! Naty, vou reparar melhor a questão da acessibilidade pra te falar, mas acredito que não seja um modelo de acessibilidade mesmo não, os carros por exemplo mal respeitam os pedestres no sinal vermelho, em hora de rush, mas talvez tenha lugares mais calmos e outros mais caóticos, prometo que falarei mais sobre isso. Então, Ivan esta participando de um congresso de comunicação! Legal, ne? Sandrinha, pode colocar foto minha sim, sem problemas. Beijcas

    ResponderExcluir
  5. Nossa amiga adoreiiii as fotos!!!! Minha tia Cecy disse que vc tem q conhecer o mercado municipal q é otimo pra fazer compras e falou tbm pra vc tomar um banho turco q é super conhecido ai...e claro q vc toma de biquini né!! rsrsr ah e claro q tem q conhecer a mesquita azul!!! Bom essas são as dicas q eu tinha me esquecido de falar!!! Aproveita bastante ai amiga e tire bastante fotos!!! Fiquei surpresa e feliz com esse seu post da viagem...rsrsrsr...bjão!!!

    ResponderExcluir
  6. OIê!!
    Adorei o post, estou guardando tudoooo!!!
    Aproveite bem e nos conte todos os detalhes.
    Super bjoo

    ResponderExcluir
  7. Luuuu, amanhã iremos na mesquita azul e claaro que vou no banho turco! Imaginei que você iria gostar do post, foi uma forma de não deixar o blog abandonado, dar notícias, dicas e registrar tudo né! Beijocas amiga, até a volta!

    ResponderExcluir
  8. Beta, que museu lindo!!! Babei por este teto... agora esse café-da-manhã, hein? Que troço mais esquisito! Acho que eu só comeria a torta de espinafre.

    ResponderExcluir
  9. Ro , deu vontade de conhecer tb. Divirta-se muito e continua nos relatando tudo !!! Bjos

    ResponderExcluir
  10. Que máximo Beta! Ainda melhor no seu blog. Tão gostoso de ler... Saudades de vc! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi amigas!!! Estou na Capadocia agora, a viagem está num ritmo difícil de parar pra postar, mas depois conto tudo! Saudadesss!!! Beijocas

    ResponderExcluir