quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Nosso Casamento Religioso - O buquê

Já pararam pra pensar de onde surgiu a tradição do buquê da noiva? Acho interessante entender o porque dos rituais e, a partir de uma idéia de uma amiga, fui buscar entender o significado do buquê. Pesquisando um pouquinho descobri que na Idade Média era era comum a noiva fazer o trajeto a pé para a igreja e no caminho recebia flores, que simbolizavam felicidade e boa sorte.

Cada flor representava um sentimento: a hera, símbolo de fidelidade; o lírio, símbolo da pureza; as rosas vermelhas, símbolo do amor; as flores de laranja, fertilidade e alegria ao casal. Todos os votos, ao final da cerimônia, eram concedidos pela noiva a quem conseguisse pegar o buquê lançado às cegas por ela, surgindo o costume de a noiva lançar o buquê.

Achei interessante e adaptei um pouquinho a idéia pra mim. Na verdade, eu queria escolher as flores e montar o buquê, mas também queria recebê-las das mãos de mulheres importantes e especiais na minha vida. Claro que se eu fosse colocar todas elas, o buquê ficaria um pouco exagerado, então elas foram representadas por minhas primas, irmãs, mãe, avó, madrinha, sogra e a Lu, minha melhor amiga (sem ciúmes meninas, a Luana é melhor amiga há mais tempo que todas).


Foi muito gostoso ser recebida por elas, cheias de alegria, amor e flores.  Confesso que não me liguei muito nos significados das flores, escolhi pela beleza e intuição, mas por acaso descobri que me foram oferecidas: Astromélias, como simbolismo de amizade eterna e felicidade plena e Lisiantus, como sofisticação e beleza. Demais! Minha madrinha levou uma fita para arrematar meu lindo buquê de noiva, e sei que, para ela, simbolizou a imensa alegria que ela estava com nossa união religiosa. A entrega das flores deu um clima aconchegante à nossa entrada e ficou linda!



E, ao final da cerimônia, os votos foram entregues também a minha amiga Aline, que de lambuja, enfeitou sua casinha nova com as flores! Legal, porque a Aline foi uma das pessoas que veio me dizer de uma forma muito singela, que aquela havia sida umas das cerimônias de casamento mais bonitas que ela já viu. Amiga, o buquê já era seu, mesmo antes de você me dizer isso, mas foi mais do que especial pra mim ter entregue a você. Ah, e não foi marmelada, eu juro.


11 comentários:

  1. Nossa, que lindo! Ficou muito legal essa ideia! S eu casasse duas vezes iria copiar! rsrs

    Parabéns!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo, a e eu amei o vestido...
    bjs

    http://nandanoiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Roberta que lindo!!!! Bem feliz do seu jeito né!!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo...ficou mais uma vez um casamento cheio de significados...
    Essa sua amiga Aline é professora de alguma coisa??
    Acho que conheço ela de algum lugar!!
    hdauhsdaud

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo, Roberta!!! Esse casamento na Igrejinha foi inspirador. bjoo

    ResponderExcluir
  6. Beta, que fotos lindas,hein? Eita sorrisos apaixonados, vcs estavam lindos, amei seu vestido, as flores, a entrada...MUITAS FELICIDADES!!!!
    bjoooo
    Carol

    ResponderExcluir
  7. Meninas, o carinho de vocês é bom demais!
    Muito obrigada!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Que lindas fotos!!!
    Seja bem vinda, já sigo aqui. Bjux

    ResponderExcluir
  9. Amiga, amei! A idéia foi tão romântica, tão cheia de signicado! Bjos Lili

    ResponderExcluir
  10. Tava tudo muito lindooo!!! Ameiiii!!! :)

    ResponderExcluir