sexta-feira, 22 de julho de 2011

Banho Turco e outras coisinhas em Istambul

Um dia antes da apresentação do artigo do Ivan no Congresso de Comunicação, resolvemos experimentar o tão famoso banho turco, que é excelente para relaxar. No guia da Folha de São Paulo sobre a Turquia dois principais eram recomendados: o Cemberlitas e o Cacaloglu, ambos bem próximos ao centro turístico e ao nosso hotel. Escolhemos, por intuição, o primeiro.


O banho turco remete um pouco aos antigos banhos romanos e caracteriza-se por um ambiente quente e úmido (quase uma sauna natural), normalmente em construções de concreto com pequenos furos no teto, pelos quais entra a luz natural. Em uma espécie de palco central várias pessoas se deitam e são ensaboadas e massageadas por outras, por mais estranho que soe essa descrição. Mas é muito bom e vale a pena conhecer!


Há ambientes separados para homens e mulheres, logicamente. Ficamos apenas de roupa íntima (novas, que eles mesmo fornecem), somos esfoliadas com uma esponja própria (também nova, uma para cada uma), ensaboadas e levamos vários banhos de balde, quentinhos... É muito relaxante, até nossa cabeça elas lavam, numa brutalidade quase simpática, kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Ao fim, pude encontrar o Ivan no terraço, em um café do próprio Cemberlitas e voltamos renovados ao hotel. A apresentação dele foi ótima, os professores e participantes gostaram muito e, apesar do nervosismo inicial, deu tudo certo. 


Depois do congresso, fomos passear em Taksim, aquela parte mais moderna e ocidentalizada de Istambul de que eu havia falado, só que, desta vez, de dia. Pudemos presenciar uma passeata de alguma coisa que eu não faço idéia do que seja, e fizemos algumas comprinhas (presentes basicamente).


Por fim, resolvemos sair pra jantar em um lugar legal e o Ivan sugeriu que fôssemos ao Zuma, um restaurante japonês às margens do Bósforo, com uma vista maravilhosa. Eu que nunca havia ouvido falar desse restaurante, obviamente, topei. Mas essa noite quase nos levou à falência. 

Primeiro, pegamos um taxi que além de não entender nada do que dizíamos resolver nos levar para dar uma pequena volta e triplicou o valor da corrida até lá. Depois, já no restaurante, achando que iríamos degustar um vinho turco... não achamos nenhuma garrafa que custasse menos do que o equivalente a R$ 400,00. 

Bem, vestidos ao estilo turista brasileiro em um lugar chiquérrimo, penamos para sermos atendidos pelos garçons, tomamos uma água com gás, pedimos dois pratos dos mais simples e ainda assim, caríssimos e rimos muito da nossa tentativa de parecermos um casal de Sultão e Sultana, muito ricos! Mesmo assim, quase caí pra trás quando a conta chegou! Mas tudo bem, valeu pelo tanto que rimos de nós mesmos.




Por falar em Sultão e Sultana, deixo pra vocês rirem um pouquinho uma foto que resolvemos tirar para descontrair ainda mais nossas férias! 



10 comentários:

  1. Beta, que divertido... essa viagem deve está sendo uma delícia :*

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. `Crônicas de Beta´! Adorei! Achava que o jornalista era só Ivan, ora essa!! rsrs
    Ah, dê parabéns a ele pela apresentação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Camilla, está sendo uma super lua de mel! Estou adorando! Primaaa, só você mesmo! Eu, jornalista?! Bem, deve ser a convivência! :P

    ResponderExcluir
  5. Kkkkkkk que furada essa do restaurante, hein? Agora esse banho turco deve ser uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  6. Hummmmm...

    Qaundo for por lá a já sei o que fazer e não fazer...

    Bjssss

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando estes posts sobre a viagem de vocês!!! Apesar de eu estar aqui do mesmo jeito trabalhando... Parece que estou passeando também!!! Adoro :) Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha!! tudo está saindo conforme o planejado, né?
    Divirtam-se....
    Bj da Sol

    ResponderExcluir
  9. Viagem exótica hen! Super quero conhecer a Turquia! O banho relaxante, esfoliante e levemente brutal kkkkk...foi afrodisiaco tb??? Aproveitem mais ainda os proximos dias...muitas fotos, please! saudade! crissia

    ResponderExcluir